domingo, 22 de março de 2009

Química Feliz ^^

Bem, neste sábado fomos a mais uma escola da rede pública realizar um dos nossos trabalhos. Particularmente, a "Avalanche Química" é uma das atividades do PET (Programa de Educação Tutorial) que mais me deixam feliz em poder realizar. Mesmo tendo passado boa parte da madrugada montando um seminário e ter acordado cedinho, adorei ter ido até lá hoje. =)
Tudo bem que algumas pessoas acreditem que trabalhar com alunos do ensino médio seja um pouco difícil, mas não me venha dizer que não é um trabalho gratificante. Chegamos na escola Justiniano de Serpa, conhecida pelos mais antigos por Escola Normal (uma das mais antigas da cidade e com uma arquitetura linda! A escola foi até cenário para o desenrolar de uma das obras mais famosas da literatura brasileira, "A Normalista", de Adolfo Caminha), por volta das 8h da manhã. Arrumamos tudo. A euforia e a curiosidade dos alunos cresciam à medida que eles descobriam aos poucos o que iria ser mostrado. O nosso objetivo principal era difundir a Química não como uma ciência abstrata, mas sim, como uma ciência presente no dia-a-dia de cada um deles.
Montados o cenários, era hora de nós entrarmos em ação. Cada um tinha seu papel definido nesse espetáculo em que a Química era a personagem principal, o meu, era um dos mais esperados pelos alunos (só vim descobrir isso por intermédio deles, um pouco antes de iniciar minhas "obrigações" ^^) devido a curiosidade em saber a ligação entre a Química e o amor (tudo bem, sei que muita gente conhece essas ligações, mas vão por mim, alunos da rede pública desse país são muito carentes de informações =S).
Apresentei o seminário (meu papel no espetáculo) três vezes seguidas, mas confesso que o entusiasmo (o meu, desta vez) crescia a cada turma nova que entrava na sala. Eles perguntavam, participavam, comentavam e aquilo me deixava com uma vontade cada vez maior de mostrar mais para eles. Além da "Química do Amor", levamos até eles um pouco da magia da química no seminário "Alquimia" (esse ficou à cargo da Vanessa), experimentos de uma maneira geral, banners sobre diversos temas, enfim, foi um verdadeiro "bombardeio químico" de informações que durou 4h. Cansativo? Sim, mas extremamente gratificante para todos nós.
A parte que gosto mais sempre é o final. Depois que encerro as atividades e agradeço em nome do grupo (quero saber como vai ser depois que me formar, alguém vai ter que perder o medo e fazer isso ¬¬), pode até parecer que estou fazendo tipo, mas é o que acontece em todas as escolas que visitamos, somos aplaudidos de pé. Isso enche meu coração de alegria e de orgulho, por fazer parte do grupo PET, e por ter a oportunidade de realizar esse tipo de ação.
Sempre tiramos fotos com os alunos, emprestamos nossos jalecos, conversamos com cada um, e nunca (e quando digo que é nunca, é nunca mesmo!) fomos desrespeitados por qualquer um deles.
Aí você pensa.."tá bom..já entendi que foi legal..termina logo com isso" tudo bem, eu concordo! #)
Mas é que a alegria, que o sorriso no rosto de cada um daqueles alunos colocou hoje no meu coração, é tão grande, que quero que os pouquíssimos (mas fiéis) leitores deste humilde blog consigam ter a proporção exata disso.
E quem tiver afim de participar é só passar lá no PET! Sempre tem lugar pra mais um!! =)
Então...era isso! Por hoje é só!
Até a próxima ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário